Cultura Região

Covilhanense Telmo Guerra entrega obra de arte diretamente ao Papa Francisco

Papa Francis
Escrito por Sofia Pereira

O artista covilhanense Telmo Guerra foi ao Vaticano entregar uma peça de arte ao Papa Francisco no final de novembro. A obra em questão tem 180 centímetros, pesa 50kg, chama-se “Papa Francisco – Acto de Fé” e pretende refletir «o impacto universal do Papa Francisco como líder espiritual, defensor dos mais vulneráveis, da justiça e da paz», explica o natural da Covilhã, atualmente residente em Valangin (Suíça).
A O INTERIOR o artista explica que a obra tem como elemento central a «férula papal concebida por Lello Scorzelli, usada pelo Papa Francisco durante a Santa Missa no estádio de Sarajevo, na Bósnia. Naquele momento, a férula, quebrada e reparada com fita adesiva, tornou-se um símbolo universal de resiliência».
Telmo Guerra aponta que a escolha da cerâmica como base para a obra é «carregada de significado» por se tratar de um material «usado há milénios, que reflete a resistência e a permanência, características da fé cristã», mas também a presença de «azulejos portugueses» são uma forma de homenagem à «tradição cultural portuguesa».

O artista covilhanense reitera que desde a eleição do Papa Francisco, a 13 de março de 2013, o próprio tem «inspirado milhões de pessoas ao redor do mundo com a sua humildade e dedicação». Telmo Guerra considera-o um «líder que não teme confrontar os desafios modernos da Igreja e do mundo, mostrando sempre um coração aberto e uma alma compassiva».

Entregar a peça diretamente ao Papa Francisco foi um «sonho cumprido» de Telmo Guerra que afirma que «esta obra não é apenas minha; é um reflexo da luz e da inspiração que Sua Santidade transmite ao mundo. Parte de mim estará para sempre com o Papa Francisco».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply