Região

Covilhã reforça aposta na Promoção Turística do Centro Histórico

Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

Posicionar a cidade da Covilhã como destino turístico «atrativo, competitivo e sustentável» é o objetivo do projeto “Portas do Sol” cuja candidatura foi aprovada pelo município, com o Turismo de Portugal, para a valorização do centro histórico.
«Os objetivos a concretizar prendem-se com a valorização do património material e imaterial ligado ao centro histórico da Covilhã, o aumento da procura e da duração das estadias durante todo o ano e o desenvolvimento de ofertas e serviços em rede, através da integração de recursos endógenos», adianta a vereadora com o pelouro da Cultura. Para Regina Gouveia, o projeto é «claramente inovador ao pressupor a conceção, produção e disponibilização de conteúdos culturais com recurso a tecnologias digitais e multimédia, incluindo visitas virtuais 360 graus e uma rota de realidade aumentada, que estarão sempre disponíveis no centro histórico sem necessidade de alocação de recursos humanos».
Segundo a vereadora socialista, no desenvolvimento deste projeto serão envolvidos os agentes locais, seja «como protagonistas em suportes de informação/comunicação ou como mediadores e influenciadores na interação» com os visitantes. «Como Cidade do Design vai ser muito importante falar da história da indústria dos lanifícios, tal como dar a conhecer personalidades, e personagens, relacionadas com o centro histórico da Covilhã», acrescenta Regina Gouveia. Tendo em conta a recente integração da Covilhã na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design, o município quer associar ao centro histórico e à marca “Portas do Sol”, uma feira internacional de Cultura, que contará com a participação de artistas de outras cidades criativas de Portugal e de outros países.
Aprovado no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, o “Portas do Sol” vai ser desenvolvido durante um ano com um orçamento global de 200 mil euros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply