Região

Comemorações do 25 de Abril na região

Escrito por Jornal O Interior

A celebração do 45º aniversário da Revolução dos Cravos inclui diversas atividades culturais distribuídas pelos vários municípios da região.

Guarda

A cidade da Guarda tem um cartaz diversificado, que inclui homenagens, concertos e eventos desportivos. Numa sessão solene, a decorrer na manhã desta quinta-feira, a cidade mais alta irá homenagear Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a concretizar o voto no país e uma guardense que «ousou ter voz muito antes da Revolução pela Liberdade», segundo a autarquia. Esta iniciativa contará com as intervenções da neta de Carolina Beatriz Ângelo, Maria João Fagundes, e da historiadora Maria Antonieta Garcia. Terminada a sessão formal disputa-se, no pavilhão municipal de S. Miguel, um torneio de basquetebol, com início pelas 14 horas. Ainda durante a tarde, nos Paços do Concelho, está marcado para as 14h45 o fórum “A voz aos jovens”, organizado pelo Conselho Municipal da Juventude.
As comemorações da Revolução dos Cravos terminam no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (21h30) com um concerto de Katia Guerreiro, uma das melhores vozes do fado contemporâneo que se apresenta pela primeira vez na Guarda. Ainda inserido no programa do 25 de abril, realiza-se no fim de semana, no pavilhão municipal de S.Miguel, o torneio de basquetebol “Cidade da Guarda”.

Seia

A Câmara de Seia promoveu concertos com entrada livre na véspera do Dia da Liberdade. No Cineteatro da Casa Municipal da Cultura o tributo intitulado “Canções de abril” será levado a cabo pelos músicos Célia Oliveira e Hugo Passeira, Maximino Trio e ainda pela orquestra da EPSE FT. Matriz. Esta quinta-feira, pelas 10 horas, o auditório da Casa Municipal da Cultura irá acolher uma sessão solene, que prestará homenagem à icónica revolução que libertou Portugal.

Pinhel

No munícipio de Pinhel a conquista da liberdade celebra-se com iniciativas culturais organizadas pela autarquia, além das cerimónias oficiais. Com início às 10 horas, frente aos Paços do Concelho, o hastear de bandeiras inaugura as comemorações, que prosseguem com uma sessão solene de homenagem à revolução e a assinatura de protocolos com as coletividades locais. No auditório da Casa da Cultura, pelas 14 horas, têm início a homenagem ao autor pinhelense José Pereira da Graça, seguida da apresentação do livro “Mariana – O Urso-Pardo Sábio dos Saltimbancos”, de Isabel Mateus. O dia termina com a atividade mensal “Museu à Noite”, pelas 21 horas, que terá como tema “A conquista da Liberdade vista e sentida pelas Mulheres”.

Covilhã

A “cidade neve” inicia as comemorações do Dia da Liberdade na noite de 24 de abril, com uma arruada entre o Jardim Público e a Praça do Município, ao som de “Grândola Vila Morena”, tocada pela Banda da Covilhã. Esta arruada marca o início das comemorações que prosseguem com concertos e culminam com o fogo de artifício, à meia-noite, na Praça do Município.
O dia da Revolução fica marcado por mais uma arruada, desta vez com a presença da banda Filarmónica Recreativa Carvalhense. Seguem-se as comemorações oficiais com o içar da bandeira e uma sessão solene, com intervenções de todos os partidos representados na Assembleia Municipal.

Fundão

O munícipio organizou várias atividades culturais para honrar esta data histórica. A véspera do feriado introduz as comemorações com um concerto do projecto “Cantar Abril”, seguido de uma arruada à meia noite acompanhada pela Sociedade Filarmónica Silvarense. Estas atividades realizar-se-ão na Praça do Munícipio. Esta quinta-feira decorrem as comemorações formais, a partir das 10 horas, com o hastear da bandeira. O momento será acompanhado por uma Ensemble da Academia de Música e Dança do Fundão, abrindo caminho às sessões solenes que se seguirão.

Belmonte

No munícipio de Belmonte as comemorações do 25 de abril integram-se no programa das Festas do Concelho. As comemorações oficiais, com a participação das coletividades locais antecem o momento cultural “Cantar e Dizer Abril”, que decorrerá às 15 horas no Auditório do Museu Judaico. Às 00h00 terá lugar no Largo do Castelo o já tradicional Fogo-de-Artifício Piromusical, que precede o concerto do Giga DJ, à meia noite e meia.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply