Região

Colónia de grifos descoberta na Reserva Natural da Serra da Malcata

Escrito por Luís Martins

Poucos meses depois da descoberta de uma colónia de abutre-preto na Reserva Natural da Serra da Malcata, a equipa da Rewilding Portugal encontrou uma colónia de grifos, outras aves necrófagas, naquela área protegida que abrange os concelhos do Sabugal e Penamacor.

As aves foram localizadas por Pedro Ribeiro, da Rewilding Portugal: «Durante o trabalho de campo identifiquei alguns grifos pousados num pequeno afloramento rochoso, a mais de um quilómetro de distância. Pelo seu comportamento e pela quantidade de dejetos nas pedras, suspeitei que estivesse a olhar para uma colónia. Semanas depois conseguimos confirmar um total de sete ninhos ocupados e por isso uma nova colónia reprodutora», revelou o técnico.

Os grifos estão em expansão no nosso país e na Europa, embora estejam classificados como Quase Ameaçados em Portugal. A colónia agora descoberta na Malcata está localizada quase a meio caminho entre as duas maiores populações de grifos em Portugal, fazendo uma importante ponte entre as colónias do Tejo Internacional e do Douro Internacional, o que demonstra que estas aves necrófagas estão a fixar-se em novos locais, refere a Rewilding.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply