Região

Central solar fotovoltaica de 80 milhões de euros inaugurada esta quinta-feira em Penamacor

Escrito por Luís Martins

A central solar fotovoltaica do Cabeço Vermelho, em Penamacor, vai ser inaugurada esta quinta-feira, pelas 16 horas. O projeto tem uma área de implantação de 144 hectares e uma potência instalada de 81,91 MWp, o que permitirá produzir 181,3 GWh de energia, «o suficiente para abastecer mais de 60 mil famílias e evitar a emissão de 42.000 toneladas de CO2», adianta a P2K Renováveis, Lda, a promotora do investimento.

Sediada em Penamacor, esta empresa foi criada pela portuguesa Pentagab, Lda. e a KGAL Gmbh & Co. KG, uma gestora de fundos alemã, com capitais privados, «especificamente para a construção da central solar e respetivas infraestruturas associadas, num investimento global de 80 milhões de euros». A energia produzida vai ser enviada para a subestação elevadora Nave da Mata através de uma linha elétrica aérea a 30 kV, com cerca de 2,7 quilómetros.

Já a interligação com a subestação do Ferro, da REN, far-se-á através de uma linha elétrica de 220kV com 23,4 quilómetros, construída pelo promotor e que foi integrada na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply