Região

Celorico da Beira abre ciclo de feiras do queijo Serra da Estrela

Escrito por Jornal O Interior

Município continua a apostar na antecipação do certame em uma semana relativamente aos concelhos vizinhos para captar mais visitantes

A autodenominada “capital” do queijo Serra da Estrela abre esta sexta-feira o ciclo de feiras do queijo de ovelha no distrito da Guarda e que termina a 17 de março em Fornos de Algodres.
A 40ª edição do certame termina no domingo e inclui, entre outras atividades, exposição e venda de queijo dos produtores locais, gastronomia, artesanato e produtos regionais, animação e espetáculos musicais, com destaque para a atuação de Toy no sábado. A autarquia presidida por Carlos Ascensão (PSD) sublinha que o queijo serra da Estrela é «uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, um verdadeiro cartão-de-visita do concelho e embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo». A feira abre portas no mercado municipal às 9h30 de sexta-feira e a cerimónia inaugural acontece uma hora depois, realizando-se pelas 13 horas o tradicional almoço convívio com os produtores. No sábado há um seminário sobre “O Queijo Serra da Estrela DOP – Desafios e Oportunidades” que visa sensibilizar os produtores e o público em geral sobre várias temáticas ligadas ao queijo Serra da Estrela. No domingo realiza-se uma caminhada pela “Rota do Pastor” com partida do mercado municipal e passagem pelas aldeias vizinhas de Celorico da Beira usando trilhos dos pastores e caminhos florestais.
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu. Em 2017 havia 40 queijarias certificadas e 210 produtores de leite, tendo sido produzidas 195 toneladas de queijo Serra da Estrela de Denominação de Origem Protegida (DOP). A atividade gerou uma receita estimada em 3,5 milhões de euros, tendo em conta que o preço por quilo ronda os 18 euros. Segundo a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, a DOP Serra da Estrela representa 45 por cento da produção de queijo da região Centro.
As queijarias certificadas estão distribuídas por Trancoso (duas), Celorico da Beira (nove), Fornos de Algodres (duas), Gouveia (quatro), Seia (12), Oliveira do Hospital (três), Nelas (três), Mangualde (dois) e Penalva do Castelo (três). Quanto aos produtores de leite, Trancoso tem seis, Celorico da Beira 29, Fornos de Algodres 10, Gouveia 48, Seia 39, Oliveira do Hospital 27, Nelas 11, Mangualde 29, Penalva oito e Tábua três.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply