Castelo Branco foi distinguida como Região Empreendedora Europeia 2021-2022 pelo Comité Europeu das Regiões. Os vencedores deste prémio, atribuído a mais cinco regiões, foi anunciado esta quinta-feira em Bruxelas.
O júri considerou que a região albicastrense tem um «potencial significativo» para uma recuperação sustentável no período pós-Covid-19. “Empreendedorismo para uma recuperação sustentável” era o tema da edição deste ano que, por causa do contexto pandémico, abrangeu dois anos de forma a permitir planear uma recuperação económica e social de sucesso, justificou a organização.
Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, a distinção é «o resultado do dinamismo empreendedor implementado nos últimos anos, nomeadamente na área tecnológica». Além de Castelo Branco, que está a comemorar os 250 anos de elevação a cidade, foram também galardoadas a cidade de Gabrovo (Bulgária), as regiões de Helsínquia (Finlândia), de Provence- Alpes Côte d’Azur (França) e de Madrid (Espanha) e a província da Silésia (Polónia).
O júri decidiu ainda contemplar o condado de Vukovar-Syrmia (Croácia) com uma menção especial.