Região

Câmara de Pinhel quer criar maior centro de estágios do desporto escolar da região Centro

Escola
Escrito por ointerior

A Câmara de Pinhel vai requalificar a Escola Básica (EB) do 2º Ciclo da cidade com «cem por cento» de financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e criar um centro de estágios do desporto escolar.
A empreitada tem um valor base de pouco mais de 6 milhões de euros e é «apoiada a cem por cento pelo PRR», disse o presidente do município, Rui Ventura, a O INTERIOR. «É uma obra necessária e fundamental porque a escola tem mais de 30 anos e precisa ser requalificada. Já foi a concurso, não teve propostas e voltámos a lançar novo procedimento aumentando o valor base em 20 por cento», acrescentou o autarca social-democrata. Rui Ventura adiantou que o projeto contempla, além da reabilitação do edifício, a construção de um centro de estágios para o desporto escolar e para o desporto federado. «Será o maior da região Centro. Vai ser requalificado o pavilhão desportivo, mas também outras áreas para permitir a prática de cerca de 32 modalidades. As instalações ficarão à disposição não só do Agrupamento de Escolas de Pinhel, mas também de equipas e atletas do desporto escolar e federados fora dos períodos letivos», realçou.
Situado no centro da cidade, no campus escolar de Pinhel, o edifício «é bastante grande e vai beneficiar de obras de vulto em termos da melhoria da eficiência energética, nas salas de aulas e nos sanitários», adiantou. Segundo o presidente da Câmara, «a ideia com esta obra é requalificar todo o parque escolar da cidade, se conseguirmos esta requalificação significa que todo o campus escolar, desde o pré-escolar ao secundário, ficará completamente remodelado». Quanto a prazos, Rui Ventura disse esperar que a empreitada tenha início «o mais rápido possível», pois «estamos a correr contra o tempo em termos do PRR». De resto, o município está preparado «para a executar e desta vez acreditamos que vamos conseguir ter propostas», declarou o edil de Pinhel.
O anúncio do concurso público internacional foi publicado a 10 de março em “Diário da República” e o prazo de execução é de um ano. Já o prazo para apresentação das propostas termina a 6 de abril deste ano.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply