Região

Câmara da Guarda compra sede da Pró-Raia

Pro Raia
Escrito por Efigénia Marques

Autarquia quer usar edifício situado no centro histórico para instalar empresas de base tecnológica

A Câmara Guarda decidiu, por unanimidade, adquirir o edifício sede da Pró-Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte), localizado no centro histórico da cidade, para instalar empresas de base tecnológica.
O imóvel da Rua General Póvoas vai custar 250 mil euros ao município, adiantou o presidente Sérgio Costa, um preço «abaixo» do valor do mercado. «Havia avaliadores a considerarem que valeria 400 mil euros e outros que valeria 300 mil, mas oferecemos 250 mil e é por esse valor que o vamos adquirir nas condições de “chave na mão”, para poder ser utilizado já amanhã, se for necessário, por empresas tecnológicas», afirmou o edil, no final da reunião quinzenal do executivo, realizada no passado dia 21. Com esta aquisição, a Pró-Raia terá que mudar de instalações, sendo que o município e a direção da associação vão «encontrar a melhor solução», acrescentou.
Carlos Chaves Monteiro e Victor Amaral, vereadores do PSD, votaram a favor da proposta do executivo por considerarem que «trazer serviços e empresas é importante para revitalizar a zona histórica» da cidade. No entanto, o antigo presidente da Câmara constatou, com ironia, que, «afinal, o atual executivo também compra edifícios no cento histórico», não sem antes pedir à Câmara para que «diga quanto antes» qual a finalidade deste espaço. Por sua vez, Luís Couto, eleito do PS, justificou o voto favorável por considerar que se trata de «um bom negócio» para a autarquia e, «havendo a possibilidade de colocação de algumas empresas tecnológicas, junta-se o útil ao agradável». A Pró-Raia, que também tem instalações no Sabugal, tem como associados os dois municípios e outras entidades locais.
Nesta sessão, o executivo aprovou, também por unanimidade, um voto de louvor ao neurocientista Rui Costa, natural da Guarda, na sequência da sua nomeação para a presidência do Allen Institute, nos Estados Unidos. Sérgio Costa sublinhou que o investigador é «um ilustre guardense já homenageado no passado pela Câmara Municipal, que também não podia, mais uma vez, deixar de o parabenizar por este novo feito da sua vida». O neurocientista ingressa no Allen Institute vindo do Instituto Mortimer B. Zuckerman, da Universidade de Columbia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply