Região

Caça e pesca em destaque no fim-de-semana em Vilar Formoso

Escrito por Jornal O Interior

Evento já vai na 11ª edição e assume-se como um ponto de encontro para os amantes da caça, da pesca e das atividades ao ar livre

Vilar Formoso, em Almeida, volta a ser palco de mais uma edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que decorre entre amanhã e domingo, no Pavilhão Multiusos.
Já na 11ª edição, o certame tem como objetivo promover os recursos cinegéticos, as potencialidades para a pesca e o património natural do concelho de Almeida, associado à divulgação das diferentes componentes turísticas do território. A iniciativa assume-se também como um ponto de encontro dos amantes da caça, da pesca, das atividades ao ar livre, da fauna viva, da gastronomia e dos espetáculos. Organizado pela autarquia, o presidente da Câmara não esconde que há «muitas expectativas» para mais uma edição do certame. Ao longo dos anos «a feira tem melhorado e vindo a crescer» e essa continua a ser uma preocupação bem presente e, por isso, para este ano «apostámos na melhoria das instalações, para um maior conforto para os expositores e para quem nos visita», adianta António Machado. Para o edil é importante que este seja também «um certame dedicado a toda a família».
Com a inauguração oficial marcada para as 18 horas de amanhã, a abertura do recinto acontece horas antes, às 15 horas, com o colóquio “Mel Azeite, Produtos Endógenos a Desenvolver». Um tema que a edilidade considera «importante» e que permitirá divulgar junto dos produtores «quais as margens de manobra e a melhor forma de dar crescimento a estes produtos». O evento divide-se em Expo Caça, Pesca e do Mundo Rural com equipamentos e acessórios de caça e pesca e produtos locais; Expo Floresta, com matilhas, animais da floresta e da quinta; Expo Agropecuária com maquinaria e Expo gastronomia composta por tasquinhas que, além de pratos de caça e pesca, apresentam também doçaria, como as tradicionais Bola doce e Roscas e «a grande novidade, o chocolate». Ao longo dos três dias haverá também montarias ao javali, largada de perdizes, demonstração de cetraria, demonstração de pombos de voo livre e de vara, exposições cinegéticas e tiro virtual.
A animação musical também não faltará com destaque para os concertos de Quim Barreiros, amanhã, Miguel Gameiro e a sua banda, no sábado, e os “Trovas da Beira”, no domingo. O certame anima o concelho de Almeida durante três dias, onde chegam, além de pessoas da região, «muitos visitantes do país vizinho», afirmou António Machado. «Dos cerca de 20 mil visitantes que passaram pela edição do ano transato, mais de 15 por cento vieram de Espanha», exemplifica o autarca almeidense.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply