Região

Batalha de Castelo Rodrigo já tem centro interpretativo

Escrito por Luís Martins

Uma das batalhas mais decisivas e importantes da Guerra da Restauração é contada no novo centro interpretativo de Figueira de Castelo Rodrigo. O equipamento foi inaugurado esta quinta-feira, dia do feriado municipal figueirense.

Com seis núcleos expositivos, o Centro da Batalha de Castelo Rodrigo evoca o confronto entre portugueses e espanhóis a 7 de julho de 1664 nos campos da Salgadela, nas proximidades de Mata de Lobos. Comandadas por Pedro Jacques de Magalhães, as forças lusas derrotaram o exército comandado pelo Duque de Ossuna e goraram a estratégia de conquista de Lisboa pelas Beiras.

Acontecimentos relatados e vivenciados neste centro interpretativo, cuja ideia original foi de Manuel Braga da Cruz, membro da Academia Portuguesa de História, graças a conteúdos multimédia e educativos, bem como armas da época, armaduras e quadros alusivos aos protagonistas desta época conturbada. Há ainda um espaço com tecnologia 3D dedicado à batalha.

Localizado no centro da vila, o equipamento foi inaugurado pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. Na ocasião, a autarquia celebrou um protocolo de colaboração com a Fundação da Batalha de Aljubarrota para promover o espaço a nível nacional.

A adaptação do edifício para o efeito envolveu um investimento na ordem dos 700 mil euros, comparticipados em 85 por cento pelo programa Centro 2020. A autarquia conseguiu ainda uma comparticipação de 70 por cento do programa “Valorizar”, do Turismo de Portugal, para a aquisição de equipamentos multimédia e conteúdos, orçada em 202 mil euros.

As comemorações do feriado municipal culminarão esta tarde com a recriação da batalha em Mata de Lobos, pelas 18 horas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply