Região

“Bairro Comercial Digital” de Fornos de Algodres aprovado

Escrito por Luís Martins

O município de Fornos de Algodres viu aprovado o projeto Comprove.pt, com financiamento a fundo perdido no valor de mais de 689 mil euros no âmbito do programa “Bairros Comerciais Digitais”. A candidatura foi apresentada em consórcio com a Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e destina-se a impulsionar o desenvolvimento e modernização do comércio local, capacitando os estabelecimentos para a era digital.

O projeto destacou-se entre 160 candidaturas apresentadas na fase de propostas finais, alcançando o 11º lugar na classificação. Alexandre Lote, vice-presidente da Câmara, destaca que as ações a implementar são a «criação de plataformas digitais de venda de produtos locais, dinamização do marketing digital e a adoção de soluções tecnológicas para facilitar o contacto e a relação entre comerciantes e clientes». O autarca refere que «esta conquista demonstra a qualidade e relevância da nossa iniciativa, bem como o potencial deste projeto para a projeção do comércio local e do nosso concelho a nível nacional e internacional».

Alexandre Lote acredita que com este projeto «iremos dar um passo importante para o futuro do comércio local em Fornos de Algodres» e que o apoio concedido através do programa “Bairros Comerciais Digitais” «permitirá que o nosso comércio local se adapte aos novos desafios do mercado, promovendo a sustentabilidade económica e o desenvolvimento social do município». A iniciativa tem ainda como objetivo «tornar o centro da vila de Fornos num local de visitação para residentes locais e visitantes», refere Alexandre Lote. Entre as ações a desenvolver no imediato destaca-se «a criação de um “marketplace”, a instalação de rede WiFi gratuita na sede do concelho e também a colocação de mobiliário urbano com tecnologia para carregamento de telemóveis e acesso a informação relacionada com o bairro digital».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply