Região

Autarquia de Fornos de Algodres quer atingir neutralidade carbónica através da reciclagem

Fornos
Escrito por Efigénia Marques

Os residentes no concelho de Fornos de Algodres reciclaram mais de 126 mil quilos de resíduos em 2024, mais 93 mil quilos do que em 2018 – ano em que se «iniciou o processo de promoção de boas práticas ambientais, como a reciclagem».
Desde o início de 2024, os residentes no concelho já enviaram para reciclagem «126.578 kg de resíduos, valores globais que representam uma taxa de crescimento superior a 108% relativamente ao período homólogo de 2018 (ano de referência). Estes números correspondem a 51.084 kg de papel/cartão, 41.745 kg de plástico/metal e 33.749 kg de vidro».
Em 2022 o município de Fornos de Algodres colocou em prática a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, que se divide em vários programas, entre eles o “PM3 – Programa Municipal de Resíduos e Economia Circular, com vista ao desenvolvimento de um sistema de produção e consumo mais sustentável, na procura da neutralidade carbónica e da preservação da biodiversidade», segundo adianta a autarquia em comunicado.
Desde o arranque do programa «tem sido efetuada uma monitorização da rede de recolha seletiva dos resíduos da fileira do papel/cartão, plástico/metal e vidro» e, segundo a autarquia, os resultados «estão a revelar-se muito positivos». O grande objetivo é tornar Fornos de Algodres num concelho mais sustentável, contribuindo para atingir a meta da neutralidade carbónica.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply