Setenta e sete municípios da região Centro e da província espanhola de Salamanca reivindicaram, na Guarda, o reforço do transporte ferroviário de pessoas e mercadorias entre Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca-Madrid.
O desafio foi lançado durante a conferência “Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”, que juntou representantes de entidades públicas, dirigentes de associações empresarias e agentes económicos dos dois países, o coordenador europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, e a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
O encontro culminou com a assinatura da Declaração Regional Conjunta para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Europeu no Troço Ibérico, que «exorta» os Governos de Portugal e Espanha a «acelerar a implementação» desta ligação.
Os subscritores acreditam que a melhoria desta ligação vai contribuir para desenvolver a economia regional e atrair novos investimentos. Para Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, esta Corredor Atlântico e a ligação Aveiro-Salamanca por comboios de alta velocidade «já não pode ser posta em causa. Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.