Região

Assembleia Municipal propõe nome de Sacadura Cabral para novo aeroporto de Alcochete

Sacaduracabral
Escrito por Sofia Caramelo

A Assembleia Municipal (AM) de Celorico da Beira aprovou por unanimidade uma proposta dos deputados do PS que sugerem que o novo aeroporto de Lisboa, a construir em Alcochete, seja batizado como “Aeroporto Sacadura Cabral”.
A iniciativa foi ratificada na sessão de junho daquele órgão autárquico e cabe agora ao executivo camarário preparar uma proposta detalhada dentro de 60 dias. Já se sabe que o novo aeroporto de Lisboa vai designar-se “Luís de Camões”, no entanto, José Miguel Figueiredo, líder da bancada do PS na AM celoricense, justifica que, «apesar da importância histórica e cultural de Luís de Camões», seria «justo e apropriado» o aeroporto ter o nome Sacadura Cabral, tendo em conta o seu contributo para a aviação portuguesa. Foi Sacadura Cabral quem realizou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul juntamente com Gago Coutinho, sendo a proposta do município de Celorico da Beira suportada por «argumentos históricos e culturais, mas também pela importância que o celoricense teve na história da aviação portuguesa».
José Miguel Figueiredo salienta que a sugestão é, «em primeiro lugar, por Sacadura Cabral e para honrar e perpetuar o seu legado», mas quer também homenagear «um dos nossos conterrâneos e elevar o nome do concelho» de Celorico da Beira. O deputado socialista na AM celoricense acrescenta que é também «pelo interior», pois «atribuir a um aeroporto internacional o nome de um natural de Celorico da Beira, do interior, honraria naturalmente o interior e as suas gentes». A resolução vai ser enviada aos grupos parlamentares na Assembleia da República, ao gabinete do primeiro-ministro e ao gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação para que possa ser «considerada a nível nacional», espera a bancada do PS na AM de Celorico da Beira. Entretanto, já depois da apresentação desta proposta, Sacadura Cabral foi promovido ao posto de contra-almirante, a título póstumo, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conforme O INTERIOR noticiou na última edição.

Sobre o autor

Sofia Caramelo

Leave a Reply