Região

Álvaro Amaro pergunta se Comissão Europeia vai reconhecer «situação catastrófica» nos territórios afetados pelos fogos deste Verão

Escrito por Luís Martins

Álvaro Amaro vai perguntar à Comissão Europeia (CE) se reconhece a «situação catastrófica» em diversos territórios europeus devido aos incêndios deste Verão e se equaciona «lançar alguma iniciativa específica com caráter de urgência» para apoio às regiões afetadas.

O eurodeputado esteve na Quinta da Taberna, em Videmonte (Guarda), na manhã desta segunda-feira onde reuniu com autarcas da Serra da Estrela e foi conhecer a devastação causada pelo fogo de meados de agosto. Aos jornalistas, o social-democrata anunciou que a pergunta parlamentar será entregue na terça-feira no Parlamento Europeu e conta com o apoio dos restantes eurodeputados portugueses.

Álvaro Amaro quer também saber se a CE pondera avançar, «numa perspetiva de médio e longo prazo», com «uma estratégia comum a nível europeu para os fogos florestais e seca». Com esta iniciativa parlamentar, o eurodeputado, antigo presidente da Câmara da Guarda e de Gouveia, justificou que pretende apoiar os autarcas «no que for necessário» e também «ajudar o Governo português a que seja célere e eficaz» nas ações de recuperação do território afetado pelas chamas. E avisou: «O Estado é muito preguiçoso».

Estiveram na Quinta da Taberna os presidentes das Câmaras da Guarda (Sérgio Costa) e Manteigas (Flávio Massano), o vereador José Oliveira, do município da Covilhã e Hugo Teixeira, coordenador municipal de proteção civil do município de Gouveia, entre outros responsáveis locais.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply