Região

Alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel vão ter disciplina dedicada ao Côa

Pi
Escrito por Efigénia Marques

O Agrupamento de Escolas de Pinhel vai começar a lecionar uma disciplina dedicada à região do Côa. A nova oferta pedagógica resulta de uma parceria entre a Fundação Côa Parque, o município e o Agrupamento de Escolas.
O objetivo é proporcionar uma “disciplina” que promova um melhor conhecimento do território e, em particular, do território por onde passa o rio Côa. «Pretende-se que os alunos possam ir para o terreno conhecer o património natural, interpretar a paisagem e possam também estar completamente conhecedores do património cultural», explica Daniela Capelo, vice-presidente da autarquia pinhelense. É uma disciplina que pretende diferenciar-se das habituais, principalmente na forma como são lecionadas. «Será num contexto mais informal, os professores irão proporcionar aos alunos muitas saídas de campo, evitando assim o ensino clássico», revela Aida Carvalho, presidente da Fundação Côa Parque.
Esta é uma parceria que surge para dar resposta a uma preocupação antiga, «porque de nada serve termos um património natural e cultural muito importante se as pessoas dos próprios territórios não o puderem conhecer e valorizar», defende Daniela Capelo, acrescentando que «nós somos o estandarte do nosso território». Ou seja, «os alunos serão os embaixadores do território, serão eles que vão levar a voz destes territórios», concorda Aida Carvalho. A disciplina “Conhecer o nosso Património” já é lecionada nos Agrupamentos de Escolas da Mêda e Torre de Moncorvo, e arranca este ano em Pinhel e Trancoso.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply