Região

Alunos de Manteigas ganham ouro na fase regional das Olimpíadas da Física

7
Escrito por Jornal O INTERIOR

Alunos participaram este sábado na fase nacional
cujos resultados ainda não são conhecidos

Os alunos do 9ºB da Escola Básica e Secundária de Manteigas, Eva Veloso, Guilherme Martins e Sara Rosa, conquistaram a medalha de ouro na fase regional das Olimpíadas de Física 2021. Esta competição realiza-se anualmente, nos escalões A e B, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física, e disputaram no sábado a final nacional, cujos resultados ainda não foram divulgados.
A fase regional deste ano foi concretizada remotamente devido à pandemia, no passado 10 de abril. Georgina Candeias, professora de Físico-Química na escola serrana, foi quem coordenou e acompanhou os alunos no decorrer das provas e explica que ninguém estava à espera deste resultado. «Há muitos fatores em jogo e quando há muitas equipas, não sabemos qual o potencial delas, portanto, é sempre uma incógnita», disse a O INTERIOR. Igualmente satisfeita ficou Eva Veloso, de 14 anos, que revela o que sentiu quando soube da vitória: «Fiquei bastante contente, porque primeiro acho que representei a escola da melhor maneira e depois porque iria à fase nacional, que é uma das fases que, para mim, é a mais importante».
Segundo Georgina Candeias, um dos pontos cruciais para a vitória foi o facto da escola ter conseguido inserir-se na Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva, pois foi através desse projeto e do financiamento obtido do Programa Operacional Capital Humano (POCH) que foi organizada uma série de workshops e palestras que contribuíram para «uma excelente preparação» dos alunos. Guilherme Martins, também com 14 anos, confirma que «um grande fator que nos influenciou bastante foi a possibilidade de termos participado em atividades dinamizadas pelo Clube de Ciência Viva na escola, como por exemplo a vinda de cientistas ou atividades experimentais». Segundo o jovem, houve também, como não podia deixar de ser, «muito esforço da nossa parte, uma quantidade valente de estudo de cada um, o que fez com que isto tudo fosse possível».
A fase nacional já decorreu presencialmente no último sábado, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã. Anteriormente as nacionais realizavam-se num só local, no entanto este ano, foi realizada em nove locais distintos do país, devido à situação pandémica atual. As provas foram recolhidas e estão a ser avaliadas por um único júri a nível nacional, cujos resultados serão conhecidos brevemente. Sara Rosa, de 15 anos, adianta que correu «tudo bem» e que «as perguntas do Nacional não eram muito diferentes das do regional», por isso a equipa está confiante num bom resultado. Quem passar esta fase fica apurado para as Olimpíadas Internacionais de 2021, que terão lugar na Bielorrússia, e para as Olimpíadas Ibero-americanas 2022, na Guatemala.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply