A Alma Azul, editora e produtora de atividades literárias que promove programas de leitura em bibliotecas municipais, comemora o 25º aniversário em Alpedrinha (concelho do Fundão) durante o Festival de Caminhos da Transumância “Chocalhos 2024”, com a leitura de 25 poemas de “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, 14 de setembro, pelas 14h30 no Palácio do Picadeiro.
No fim-de-semana, dias 14 e 15, há uma Mostra de Livros com «registos da Transumância, com destaque para a Etnografia da Beira, de Jaime Lopes Dias», explica a organização em comunicado. É de destacar ainda o IV volume dedicado aos cantares e melodias rurais chamado “O que a nossa gente canta”.
Depois de lidos os “25 Poemas de O Guardador de Rebanhos” há ainda um leilão de Livros Esgotados, como Lendas da Beira, de Maria Antonieta Garcia; a primeira edição de Moinhos da Baságueda, de Lopes Marcelo, ou Pelourinhos do Distrito de Castelo Branco, de Júlio Rocha e Sousa.
A Alma Azul publicou “O Guardador de Rebanhos”, em 2018, «numa edição ecológica, totalmente em papel reciclado, incluindo a capa, e sem qualquer plastificação, que se encontra já esgotada».