Dezenas de máquinas agrícolas e agricultores estão a interromper desde as 06:00 a circulação na A-25 , entre o nó do Leomil e a fronteira de Vilar Formoso. O protesto está a juntar agricultores de toda a Beira Interior, de acordo com o porta-voz do Movimento Civil de Agricultores para a região das Beiras.
Em declarações à agência Lusa, Ricardo Estrela, agricultor, que está em marcha lenta na A25, contou que as máquinas agrícolas, reboques e veículos entraram cerca das 6 da manhã no nó do Leomil e começaram em em marcha lenta em direção a Vilar Formoso.
De acordo com Ricardo Estrela, os agricultores começaram a chegar cedo, alguns ainda na quarta-feira à noite. Os agricultores estão hoje na rua com os tratores e maquinas agrícolas , de norte a sul do país, reclamando a valorização do setor e condições justas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.
O protesto, uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Segundo um comunicado divulgado na quarta-feira pelo movimento, os agricultores reclamam o direito à alimentação adequada, condições justas e a valorização da atividade.
Fotografias de Nobre Azevedo, André Fernandes e Filipe Curto através do Facebook.