Região Sociedade

823º Aniversário da Cidade da Guarda celebrado com inauguração de espaços empresariais e homenagens

Escrito por Luís Martins

Inaugurações de empresas e escrituras de lotes na Plataforma Logística são os destaques das comemorações dos 823 anos da cidade da Guarda, no dia 27 de novembro. O programa acaba de ser divulgado pelo município e vai contar com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

O governante vai inaugurar as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística e do Centro Tecnológico do Centro Histórico, espaço do município que acolhe várias empresas do ramo tecnológico, como a TRH e a NTT. Será também inaugurada a unidade da multinacional Air Liquide Portugal, que esté numa fase inicial.

No Dia da Cidade serão também assinadas as escrituras dos lotes da Plataforma Logística com Magnoliathunder, Lda e a Glacierignition, Lda, as empresas que vão produzir cerveja.

Pela primeira vez haverá, durante o hastear da bandeira, Guarda de Honra pela GNR e pelas pelas Corporações dos Bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra e por vários agrupamentos da Guarda dos Escuteiros. Depois da Sessão Solene onde serão homenageadas algumas personalidades guardenses, haverá demonstração de meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do Hastear da Bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa.

Neste dia de aniversário há ainda a destacar a mítica Invernal de BTT cuja organização, do Clube de Montanhismo da Guarda, conta com a parceria do Município e que em 2022 terá como ponto de partida e meta o Pavilhão de S. Miguel.

O dia de aniversário termina com o concerto de Teresa Salgueiro no Teatro Municipal da Guarda. A ex-vocalista dos Madredeus terá como músicos convidados, no palco do Grande Auditório: Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João para uma noite que promete ser memorável e que assinala também os 35 anos de carreira da cantora.

As comemorações do Dia da Cidade, começam no dia 24 de novembro com a homenagem, a título póstumo, a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu e mentor do SIAC, falecido em 2021, e o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha.

 

 

 

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply