A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vai reabilitar 700 imóveis distribuídos pelos quinze municípios que a compõem no âmbito de um protocolo de cooperação com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana para Arrendamento Acessível. O investimento é de 82 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O acordo foi assinado esta quarta-feira no Fundão, na presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves. A cerimónia integrou a iniciativa “Governo Mais Próximo”, que decorre hoje e amanhã no distrito de Castelo Branco e da qual consta a reunião semanal do Conselho de Ministros, a realizar esta quinta-feira na cidade albicastrense.

Esta tarde, António Costa afirmou que a habitação é uma das prioridades do PRR e tem «um papel fundamental na atração e fixação de jovens» no interior. «É fantástico atrairmos uma empresa de tecnologias de informação, aumentar o número de engenheiros residentes na região, mas não basta ter o cabo. Sem intervenção na habitação vai ser muito difícil lutar contra o despovoamento destes territórios de baixa densidade», afirmou o primeiro-ministro.