Região

70 expositores na Feira do Fumeiro

Escrito por Jornal O Interior

Certame realiza-se em dois fins de semana para promover o setor dos enchidos e fumados de Trancoso e da região

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, inaugura esta sexta-feira (17 horas) a XVIª edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, em Trancoso. O evento vai decorrer no fim de semana de Carnaval e nos dias 9 e 10 de março no Pavilhão Multiusos com 70 expositores, entre produtores e empresários do setor.
O certame é organizado em parceria pela autarquia e pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira e contará apenas com «produtores licenciados», disse Tomás Martins, presidente da AENEBEIRA. Para Amílcar Salvador, presidente do município, Trancoso «é sinónimo de grandes mercados e de grandes eventos, a Feira do Fumeiro é um deles». Segundo o autarca, a iniciativa é «essencialmente comercial, onde se realizam importantes negócios, mas é também um atrativo turístico, pois por estes dias Trancoso recebe muitos visitantes». Num fim de semana com muitas feiras na região, Amílcar Salvador não receia a concorrência dos municípios vizinhos e prefere falar em complementaridade: «Quem for a Pinhel ou à Serra da Estrela também pode vir a Trancoso, são eventos que se complementam. De resto, temos todos os anos vários excursionistas das amendoeiras em flor e para esta edição da Feira do Fumeiro há a confirmação de que vão voltar», exemplificou o autarca.
O certame é dedicado ao melhor fumeiro da região, bem como a outros produtos endógenos, como o vinho, o azeite, a castanha, o pão, o mel e a doçaria tradicional. A Feira do Fumeiro tem um orçamento de cerca de 10 mil euros, repartidos entre os dois parceiros. Nos mesmos fins de semana decorre um festival gastronómico em onze restaurantes da “cidade de Bandarra”.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply