A Universidade da Beira Interior (UBI) vai assinalar o arranque das comemorações dos 50 anos do ensino superior na Covilhã na cerimónia de abertura do Ano Académico, agendada para 26 de outubro.
Na ocasião serão distinguidos o primeiro aluno matriculado na região e José Esteves Correia Pinheiro, membro da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã (IPC). As duas homenagens assinalam a passagem de meio século sobre a publicação, em “Diário da República”, do Decreto-Lei nº 402/73, de 11 de agosto, que introduziu alterações na rede de ensino superior em Portugal, entre as quais a criação do IPC, que abriu portas no ano seguinte. Em 1979, o Politécnico da Covilhã foi reconvertido no Instituto Universitário da Beira Interior e, em 1986, deu origem à UBI. Além destas homenagens, a sessão solene ficará marcada pela oração de sapiência, subordinada ao tema “Uma Visão da Inteligência Artificial”, proferida por Luís Filipe Alexandre, professor catedrático do Departamento de informática da Faculdade de Engenharia da UBI.
A abertura do Ano Académico inclui ainda a intervenção do reitor Mário Raposo, entre outros oradores, e a entrega do Prémio +UBI, programa de excelência para colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.