O concelho de Seia inicia este fim de semana a celebração da tradição da transumância com a subida dos rebanhos à Serra da Estrela com três mil ovelhas, numa iniciativa que pode ser acompanhada por visitantes.
No domingo realiza-se a Romaria das Ovelhas à Festa de São João Baptista, na aldeia da Folgosa da Madalena, onde os pastores vão desfilar com os seus rebanhos «para pedir proteção e um bom ano de pasto ao padroeiro», adianta a Câmara de Seia, que organiza a atividade. Para 6 de julho está agendada a subida dos pastores e dos rebanhos para os pastos em altitude da Serra da Estrela, uma prática ancestral que ainda se mantém. O percurso de 11 quilómetros começa em Seia, com mais de três mil cabeças de gado, atravessa a zona histórica da cidade em direção à aldeia do Sabugueiro, numa atividade que poderá ser acompanhada por turistas, visitantes e residentes.
«Não se trata de uma recriação, mas, sim, de uma concertação de vontades, em que a prática solitária de outrora dá lugar à partilha de experiências, entre pastores e todos os que se propõem a vivenciar o pastoreio por um dia», refere a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. Durante o trajeto, os participantes poderão desfrutar de degustações gastronómicas, inspiradas na tradição gastronómica pastoril e regional, e momentos de animação. As inscrições podem ser feitas na página da internet do município de Seia.