Região

25 de abril comemorado na região com inaugurações, homenagens e concertos

25
Escrito por Carina Fernandes

Ao contrário do que aconteceu o ano passado, devido à pandemia, não foi possível organizar as habituais comemorações do 25 de abril. Este ano as autarquias da região já pretendem a realização de um leque de atividades para a data não passar completamente despercebida.

Na Guarda as comemorações têm início às 10h30 com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho. Ao longo do dia haverá várias atividades como a sessão solene, onde a edilidade irá homenagear as empresas da Guarda que integram a lista dos vencedores da PME Líder 20. No período da tarde o executivo irá visitar e inaugurar as obras de ampliação do Canil/Gatil municipal, o Espaço Intergeracional “Criativamente”, terminando com a inauguração do Quarteirão sócio cultural “Associações ao Largo”.

Já na Covilhã a comemoração do dia da liberdade irá decorrer entre os dias 22 e 26. Para além do hastear da bandeira e das habituais intervenções, o município irá fazer algumas visitas e inaugurações a locais de destaque no concelho, nomeadamente ao Miradouro da Varanda dos Carqueijais, a Rota do Granito e Rota da Varanda dos Pastores (dia 23 de abril), Centro de Inclusão Social, Centro de Inovação Empresarial e o Pátio dos Escuteiros (25 de abril). Ainda no dia 25 de abril será homenageado Mário Soares, atribuindo o seu nome a uma das novas ruas da Covilhã para «imortalizar na toponímia da cidade o nome de Mário Soares (1924–2017), figura ímpar da luta pela Liberdade e pela Democracia», adianta a autarquia em comunicado. Na cerimónia estará presente o filho do antigo Presidente da República e primeiro-ministro, João Soares.

No dia 24 a autarquia prevê uma visita pelas freguesias do concelho e distinguir alguns antigos autarcas. Para encerrar as comemorações, no dia 26 de abril, segunda-feira há a inauguração da exposição Suspensão em Movimento, de Luís da Cruz. O concelho de Pinhel, este ano decidiu homenagear e reconhecer as diversas instituições concelhias no âmbito da sua ação no decorrer da situação de pandemia. Após a cerimónia de louvor o município irá proceder à entrega de uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses e irá dar como concluídas as comemorações após a inauguração do parque de estacionamento da Fonte Nova (frente à sede do agrupamento de escolas). Já em Gouveia o programa festivo será mais dedicado à cultura com a realização de uma “webinar” intitulada de “Cultura Pós-Pandemia: um Desafio Autárquico». Devido às restrições atuais do Estado de Emergência, as cerimónias vão ter um número de pessoas limitado e também por isso serão transmitidas online nas redes das autarquias.

O município de Manteigas evoca a “Revolução dos Cravos” com um concerto online dos Trivenção, no sábado (22 horas), através da página do Facebook da Câmara (https://www.facebook.com/Manteigas.ValeporNatureza/).

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply