Região

10º Festival Imaginature dedicado às estações da paisagem

JORGE ALMEIDA
Escrito por ointerior

O Imaginature – Festival de Fotografia de Paisagem celebra este ano o décimo aniversário e é dedicado à temática “As Estações da Paisagem” em Manteigas, o “coração” da Serra da Estrela, no fim de semana.
Para assinalar esta década, o evento promovido pela autarquia local estreia uma nova imagem, desenhada pelo Sandra Pinho Creative Studio em parceria com a Ana Melo Design & Strategy. Este ano, os participantes, fotógrafos amadores e profissionais, são desafiados a explorar a forma como as estações do ano influenciam e transformam a paisagem natural. Além de passeios fotográficos, o festival conta com demonstrações de equipamento, ciclos de apresentações, um jantar convívio e a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia de Manteigas – Imaginature, Fotógrafo de Paisagem do Ano. Com 38ª edições, é o mais antigo concurso de fotografia de paisagem e natureza em Portugal. Já na Sala de Exposições de Manteigas vai estar patente a exposição do fotógrafo local, Miguel Serra, intitulada “Covão da Ametade: As Quatro Estações”, até ao final do mês.
Tal como em edições anteriores, participam oradores e fotógrafos de renome mundial na fotografia de natureza, como os portugueses António Sá, Luís Quinta, Mário Cunha, Miguel Serra, Nuno Cabrita e Tânia Araújo, bem como Lizzie Shepherd e Matt Oliver, do Reino Unido. Para Luís Afonso, programador do Imaginature, a escolha do tema desta edição foi pensada para «evidenciar a beleza e a complexidade das mudanças sazonais, que oferecem uma paleta infinita de cores e formas a quem se dedica à arte da fotografia de paisagem. Pretendemos desafiar os fotógrafos a captarem essas transições únicas e a refletirem sobre a sua influência no ambiente natural». Para Flávio Massano, autarca local, «o Imaginature não só divulga a riqueza natural da Serra da Estrela, como também posiciona Manteigas como um destino de excelência para a fotografia e o turismo sustentável».

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply