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«Uma loja, cinco conceitos» na Padaria e Pastelaria do Intermarché da Guarda

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Escrito por Efigénia Marques

A nova Pastelaria e Padaria, no Intermarché da Guarda, abriu ao público a 1 de setembro e já é um sucesso. Oferece cinco serviços diferentes, num único espaço, são eles padaria, pastelaria, pizzaria, chocolataria e ainda gelataria. 97 por cento dos produtos vendidos são todos produzidos nas instalações, que tem também um aspeto visual requintado.
Cedric Albuquerque, gerente do Intermarché, apresentou ao O INTERIOR a nova aposta da empresa. Na gelataria há a «preocupação de servir os dois tipos de consumidores – o que gosta de ser atendido tradicionalmente e o cliente jovem que não gosta ou não pode esperar». Na Guarda «o Inverno é rigoroso», mas o responsável assume o objetivo de «colocar os guardenses a consumir gelado 365 dias por ano». Na zona da pastelaria fina e da panificação encontramos os «salgados, pães com chouriço, merendas… e muitos outros produtos», refere Cedric Albuquerque, segundo o qual fica na secção da pizzaria um dos pontos de referência do espaço. «É um forno à vista do cliente», destaca. Vindo de Itália, este equipamento é especial: «Coze nove pizzas de uma só vez. As pizzas são colocadas no forno em frente ao consumidor e três minutos depois estão prontas a comer», explica o gerente do Intermarché da cidade mais alta.
Já a chocolataria é «mais uma secção em que tudo é produzido por nós, desde temperar o chocolate à elaboração das ganaches». O gestor acredita que os clientes estão «bastante satisfeitos» com a variedade de bombons disponível. «Os chocolates são aquilo que mais se tem procurado e mais se tem vendido», revela. Já a padaria pode parecer uma secção simples e tradicional, onde não se pode inventar muito, no entanto, Cedric Albuquerque explica que, para além do comum «papo seco, centeio e broa», na Padaria e Pastelaria vão sendo introduzidos novos produtos, como o pão de frutos vermelhos, o pão de alfarroba, o pão de sementes ou de cereais.

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Na vitrine da pastelaria as estrelas são os bolos de aniversário – que podem ser personalizados ao gosto do cliente. «São o nosso forte», admite o responsável, não sem antes revelar uma curiosidade: a de vender complementos aos produtos fabricados. Ou seja, «quem comprar um bolo de aniversário pode levar artigos para decorar e para a festa, como balões, garrafas de champanhe, licores… Há uma enorme variedade de produtos nesta loja», garante o gerente do Intermarché guardense. Mas a grande inovação da “Padaria e Pastelaria” prende-se com a quantidade de serviços à disposição. Segundo o gestor, «ainda não conheci nenhum lugar no país com os cinco conceitos juntos – padaria, pastelaria, pizzaria, gelataria e chocolataria».
A parte não visível ao cliente, a zona de fabrico, é o que representa «o grosso do investimento». Essa área interior está dividida por um corredor – de um lado pastelaria, do outro padaria e panificação – e dotada com equipamentos novos para a produção de pão e pastelaria. «Há câmaras de refrigeração, conservação, amassadeiras, divisores, uma máquina automatizada com capacidade de produzir muito mais – aliviando a carga de trabalho do colaborador», adianta o gerente. Por exemplo, os pasteleiros são apoiados por uma máquina que abre 1.900 pastéis de nata num curto espaço de tempo. Há também máquinas de «fazer bolachas, fornos, abatedores de temperatura e ainda uma sala de decoração dos bolos». O projeto emprega atualmente um total de 12 pessoas, que receberam formação para trabalhar com as novas máquinas, mas Cedric Albuquerque admite que «futuramente precisamos de mais».
O seu trabalho é «diariamente recompensado no rosto dos clientes, que dão opiniões muito positivas sobre este espaço», acrescenta, realçando que «quando o cliente entra na loja automaticamente diz “uau”. E eu quero dizer ao consumidor que sim, estamos na Guarda, isto é possível de fazer». Questionado sobre o design do espaço, o empresário explica que «foi pensado durante muito tempo, o projeto já leva dois anos – era para ser iniciado antes da pandemia – em fins de 2019». E lembra os «16 anos que estivemos noutro sítio» para reforçar que este projeto foi pensado «com o objetivo de modernizar – desde o aspeto visual ao funcionamento da loja».

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O investimento na Padaria e Pastelaria ronda os 1,4 milhões de euros, um número que o gestor diz ser «assustador e avultado», mas que resulta do fator guerra na Ucrânia e também da inflação. «Atrevo-me a dizer que os valores iniciais da obra duplicaram até ao final da remodelação», garante, sublinhando, contudo, que «para quem investe, há sempre esperança. É preciso abraçar as oportunidades e não termos medo – investimos porque os guardenses merecem. Temos um espaço incrível e colaboradores fantásticos que esperavam por este projeto há dois anos», declara Cedric Albuquerque, que se compromete a «fazer tudo» para satisfazer» os clientes e «a manter e melhorar a nossa qualidade».

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Efigénia Marques

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