Publicidade Sociedade

Design e decoração da Sala de Jantar

Sala Jantar 1
Escrito por Efigénia Marques

Conforto, beleza e funcionalidade são as chaves do sucesso para uma decoração da sala de jantar. Decorar uma sala parece fácil, mas na realidade pode revelar-se uma tarefa desafiante.
E é nesse momento que muitos acabam sentindo-se perdidos e sem saber o que fazer.

O primeiro passo é planear sem esquecer a funcionalidade da decoração. Isso significa refletir sobre o uso a dar à sala de jantar bem como à disposição dos diversos elementos decorativos, como tapetes e cortinas.

O elemento central da sala de jantar é a mesa de jantar que deverá ser escolhida em função do espaço disponível. Por forma a otimizar esse espaço pode escolher entre mesas de jantar de dimensão fixa ou mesas de jantar extensíveis. As mesas extensíveis têm a grande vantagem de permitir mais lugares sentados quando extendidas e ocupar menos espaço quando recolhidas.

As cadeiras podem ser escolhidas de acordo com o gosto pessoal de cada um e não têm, necessariamente, de condizer com a mesa propriamente dita. Será mais acertado usá-las como transição do estilo da mesa para os restantes elementos decorativos, como cortinas, tapetes ou sofás caso sejam colocados contiguamente.

A iluminação deverá ser, também, alvo de atenção especial. Que iluminação colocar? Candeeiros de teto suspensos? Candeeiros modernos de teto ou de pé? Iluminação direta ou indireta? 

Hoje em dia existem diversas possibilidades quer em termos de design quer em termos do tipo de luz a usar. É aconselhável o uso de iluminação mais intensa sobre a mesa de jantar mas, nos espaços adjacentes talvez não seja de excluir a possibilidade de luz indireta de tons mais quentes. No entanto, é mais uma questão de gosto pessoal e enquadramento com a restante decoração.

Será uma boa ideia fazer uso de ferramentas de design 3D para simular, previamente, o ambiente a dar à sua sala de jantar. O design de interiores sai muito beneficiado pelo uso destas ferramentas e permite de forma muito assertiva obter um ótimo resultado final.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply