Política

Sérgio Costa desafia oposição para «consensos e diálogo» numa sessão em que José Relva foi eleito presidente da Assembleia Municipal

Escrito por Luís Martins

«O único poder absoluto é a voz e a vontade dos guardenses», disse Sérgio Costa, novo presidente da Câmara da Guarda, na tomada de posse que decorreu este sábado nos Paços do Concelho.

De volta à sala António Almeida Santos, cenário habitual da Assembleia Municipal, a sessão foi presenciada por centenas de cidadãos, que aplaudiram efusivamente o autarca eleito pelo movimento independente “Pela Guarda” (PG). No seu discurso, Sérgio Costa reiterou que «quem ganha governa», mas acrescentou que as eleições de 26 de setembro deixaram claro que «os guardenses querem projetos de consenso e diálogo entre todas as forças políticas eleitas».

«Este é o enorme encargo que nos deram», acrescentou, insistindo que esta «responsabilidade» deve ser «partilhada» com os demais eleitos para o executivo e a Assembleia Municipal.  Pela sua parte, o novo autarca comprometeu-se a governar «para não desiludir ninguém e para que ninguém fique para trás». Depois de elencar as prioridades do seu mandato, Sérgio Costa anunciou a criação na Guarda do Centro de Excelência de Transferência de Suportes do Arquivo Geral da Administração Central, que terá sido garantido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A sessão ficou ainda marcada pela eleição do novo presidente da mesa da Assembleia Municipal, tendo sido eleito José Relva (PG), cuja lista derrotou a apresentada pelo PSD e era liderada por João Correia com 42 votos contra 24. Registaram-se 16 votos brancos e dois nulos.

Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply