Política

Sérgio Costa apresenta pacto “Geração Economia Guarda 2040”

4b
Escrito por Jornal O INTERIOR

Sérgio Costa desafia os partidos e todos os candidatos à Câmara da Guarda nas próximas autárquicas a subscreverem o “Pacto – Geração Economia Guarda 2040” cuja finalidade é promover o desenvolvimento do concelho.
O documento foi apresentado na segunda-feira pelo candidato da Plataforma Independente e contempla, entre outras medidas, a aplicação da taxa mínima de IMI para todas as empresas, a redução em 50 por cento do custo das taxas de licenciamento urbanístico e administrativas para todas as empresas e a redução em 50 por cento da taxa de derrama para as empresas com domicílio fiscal no Concelho. A aposta na plataforma ferroviária da Guarda, a duplicação da área da plataforma logística e do parque industrial, bem como a criação de centros de incubação empresarial para fixação de unidades tecnológicas de última geração são outras propostas.
O candidato independente à autarquia guardense sugere ainda a reorganização e duplicação dos parques empresariais do Outeiro São Miguel (Arrifana e Pera do Moço) e de Vale de Estrela, mas também a criação de novas áreas de localização empresarial nas freguesias rurais da Benespera, Famalicão, Gonçalo, Maçainhas, Panóias, Pega, Porto da Carne, Trinta, Vila Fernando. Na conferência de imprensa realizada na PLIE, Sérgio Costa deixou o repto: «Tenhamos a coragem de nos unir pela Guarda. Falemos a uma só voz, muito para além dos calendários eleitorais. A economia e o emprego da Guarda merecem». Na sua opinião, este pacto deve permitir que, «em matéria fiscal e apoio ao emprego, haja estabilidade» para quem pretenda investir no município. Sérgio Costa espera agora por contributos dos partidos e demais candidatos autárquicos.
À margem da conferência de imprensa, o independente desvalorizou o comentário de Rui Rio – que disse que o peso eleitoral do antigo líder concelhio do PSD é «muito escasso e aparentemente não influencia assim tanto o resultado como se possa pensar» – dizendo que será no dia das eleições que se saberá «quem tem peso político e julgará o verdadeiro impacto político das candidaturas». De resto, Sérgio Costa garantiu que anunciará as suas listas no tempo próprio.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply