Política

Requalificação do Pavilhão 5 do hospital a concurso

Escrito por Efigénia Marques

Foi dado mais um passo para a requalificação do Pavilhão 5 do Hospital Sousa Martins com a publicação em “Diário da República”, na última sexta-feira, da abertura do concurso público para uma empreitada com um valor base da ordem dos 8 milhões de euros.
O procedimento foi lançado pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para a instalação do Departamento da Criança e da Mulher (DCM). Segundo o anúncio, o prazo de execução das obras é de 18 meses. Depois das obras, o edifício vai acolher os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgências Pediátricas e Obstétricas, Neonatologia e Ginecologia. O assunto tem estado na agenda política da Guarda nos últimos anos e deu origem ao surgimento do Movimento de Apoio à Saúde Materno Infantil (MASMI) no distrito da Guarda, que já se congratulou com o lançamento do concurso. «Sem dúvida que é um grande passo para a concretização do nosso objetivo. Hoje, estamos todos de parabéns, a nossa determinação e persistência tem contribuído muito para o sucesso desta causa», lê-se numa nota enviada a O INTERIOR.
Recorde-se que este movimento de cidadãos reuniu, em junho de 2019, com a ministra da Saúde, Marta Temido, e entregou na Assembleia da República uma petição com 18.670 assinaturas para que a reabilitação do Pavilhão 5 fosse debatido no Parlamento. O edifício acolheu as Urgências e as consultas externas do hospital guardense até à abertura do novo bloco, em 2014.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply