Política

PS vence eleições europeias e Álvaro Amaro será eurodeputado

Escrito por Luís Martins

As projeções das televisões RTP, SIC e TVI são unânimes em apontar para uma vitória destacada do PS nas eleições europeias deste domingo, conseguindo entre 30 e 34, 9 por cento dos votos. 

Com este resultado, os socialistas elegem entre oito a nove deputados. A votação do PSD situar-se-à entre os 20 e 25,8 por cento, o que permitirá eleger entre cinco a sete deputados. Se esta projeção se confrimar, Álvaro Amaro será eleito para o Parlamento Europeu.

O terceiro partido mais votado é o Bloco de Esquerda, que consegue entre 8,5 por cento e 12 por cento dos votos, elegendo dois a três eurodeputados, mais dois do que mandato cessante.

A CDU pode obter entre 5,3% a 9 por cento dos votos e eleger um a dois deputados, enquanto o PAN é a surpresa da noite ao ultrapassar o CDS e a eleger um a dois deputados, tantos quanto os centristas, com estimativas de votações muito idênticas, entre 4,7 e 7,3 por cento.

António Marinho e Pinto (PDR) não conseguiu ser reeleito para o Parlamento Europeu. Os resultados oficiais só serão conhecidos após as 22 horas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply