Política

Nevoeiro atrasou início da Cimeira Ibérica na Guarda

Escrito por Luís Martins

Começou com uma hora de atraso a 31ª Cimeira Ibérica, que decorre este sábado na Guarda.

O nevoeiro atrasou a aterragem na cidade mais alto do helicóptero que transportava o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez. A aeronave acabou por aterrar cerca das 10h20,  uma hora depois do previsto.

Pedro Sánchez foi recebido na Alameda de Santo André pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pelo presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro. 

A Cimeira começou oficialmente com a banda da Força Aérea a tocar os hinos dos dois países, tendo as comitivas governamentais pousado depois para a “fotografia de família” com o monumental chafariz da Alameda como pano de fundo. 

A seguir, enquanto se iniciaram as reuniões bilaterais entre os ministros portugueses e espanhóis, António Costa, Pedro Sánchez e Carlos Chaves Monteiro descerraram uma placa evocativa da Cimeira, junto à sede do Centro de Estudos Ibéricos.

Uma comitiva da Plataforma pela Reposição das Scut na A23 e A25, a União de Sindicatos da Guarda e vários ambientalistas, que protestaram contra a manutenção da central nuclear de Almaraz, fizeram-se ouvir no arranque da Cimeira, mas foram mantidos à distância pela polícia.

Durante a manhã está ainda prevista uma reunião plenária na galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda e uma conferência de imprensa dos dois chefes de Governo na Praça Velha.

À tarde será apresentado a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, aprovada pelos governos de Portugal e Espanha.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply