Política

Marcelo quer desconfinamento «planeado por fases»

Escrito por Luís Martins

O Presidente da República defende que, «para ser bem-sucedido», o desconfinamento deve «ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos» e no novo decreto presidencial invoca a pressão na Saúde para renovar o estado de emergência, exigindo ao Governo «indispensáveis medidas de apoio».

O decreto, que só conta com alterações no preâmbulo, foi divulgado ontem após uma reunião em Belém com António Costa. O habitual encontro semanal foi antecipado devido à agenda do primeiro-ministro, que esta quinta-feira reúne o Conselho Europeu.

No texto introdutório do diploma enviado para o Parlamento, que vota hoje a renovação do estado de emergência, Marcelo Rebelo de Sousa defende que «o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido».

O Chefe de Estado considera ainda que se impõe manter o estado de emergência para «permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia», mas pede ao executivo que «aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio» às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply