Política

Luís Couto diz que PS «não soube estar» com a candidatura à Câmara da Guarda

Dsc 7269
Escrito por Efigénia Marques

Único vereador socialista no executivo guardense mostra-se agastado com as críticas ao desaire eleitoral e contra-ataca: «Hoje não faria a lista da mesma maneira, isto é para mim muito claro»

Luís Couto, vereador do PS na Câmara da Guarda, está descontente pela forma como alguns dirigentes do partido têm vindo comentar os resultados autárquicos de há meio ano e decidiu dar “um murro na mesa” na última segunda-feira, no final da reunião quinzenal do executivo.
O candidato derrotado em setembro de 2021 aproveitou a presença dos jornalistas para apontar o dedo aos críticos e garantir que, «hoje, não faria a lista da mesma maneira, isto é para mim muito claro. Provavelmente algumas pessoas não deveriam tê-la integrado, mas foi da minha responsabilidade porque deveria ter avaliado algumas situações de forma diferente». Os desabafos do independente não se ficaram por aqui, tendo revelado que a sua intenção «desde o início» foi que o PS «fechasse as feridas na Guarda, de uma vez por todas, mas já percebi que não quer e elas estão abertas», reiterando que fez uma «avaliação errada» da situação, o que justificou pelo facto de não ter «vivência partidária».
Para Luís Couto, «as pessoas deviam olhar mais para o trabalho e deixar de olhar só para o próprio umbigo, porque assim fica muito complicado, as coisas nunca surtem efeito». O vereador considera, por isso, que o que «inquinou» o resultado autárquico na Guarda foi o «desenvolvimento» do processo: «Assumo as culpas nalguns aspetos, eu era candidato como independente, mas por um partido e o partido não soube estar com a candidatura», acusa, dizendo que há razões que até pode perceber, mas o que não entende é «a forma como se comportou muita gente» no seio do PS local. «Alguns elementos do PS começaram logo a colocar entraves à nossa candidatura, referindo que eu ia representar interesses e lançaram logo algum anátema sobre a candidatura. Acho que quem mais perturbou foram mesmo alguns elementos do próprio PS», considera.
Passados pouco mais de seis meses sobre as eleições, o independente defende que era preciso fazer-se um diagnóstico «do antes e do depois e não foi feito». Segundo o único eleito socialista na autarquia guardense, o balanço foi feito «sem os protagonistas, nomeadamente eu, foi feito por pessoas que têm interesses próprios e com visões que coincidem com esses interesses, não a visão das pessoas que fizeram parte o processo», critica. Luís Couto realça também que na altura colocou «algumas questões» em cima da mesa e que só avançou quando teve a garantia de que não seria «um elemento perturbador na vida do PS da Guarda».
O vereador fala também noutras situações que aconteceram que «não deixaria que voltassem a acontecer» e que tiveram a ver com «a estratégia montada» para a formação e apresentação da lista. «Hoje haveria coisas que não faria e outras que faria de forma diferente», garante. Apesar de tudo, o independente sublinha que a candidatura à Câmara fez-se «com toda a honestidade e sem jogos»: «Pessoalmente, não admito jogos, se bem que, por vezes, a política os utiliza. Sou uma pessoa séria e quero continuar a sê-lo até ao fim da minha vida. Gastámos na candidatura aquilo que o PS nos deu e foi com isso que nos governámos», assume, alertando que «quando falarem da candidatura do PS de setembro de 2021 têm que falar comigo. Podia esconder algumas coisas e não tenho necessidade de o fazer porque foi exatamente assim», reitera.
Luís Couto acrescenta que o PS «não tinha ninguém escolhido para as listas das freguesias, não havia trabalho de campo feito e nós tivemos de o fazer. Conseguimos o que conseguimos, agora perguntam, o resultado foi bom? Não foi, foi mau e ficou aquém da minha expetativa. Pensava que ganharia a Câmara? Não, nunca pensei porque as coisas não se fazem de um dia para o outro e com o panorama que tinha à frente». Para o vereador, «a derrota histórica não foi agora, foi quando se perdeu a Câmara da Guarda, dois vereadores e sete mil votos. A minha lista perdeu mil votos face à última candidatura. Nos anos anteriores tínhamos perdido sete mil e três mil, portanto a derrota histórica está lá atrás», contra-ataca. Nas autárquicas de setembro, o PS obteve 17,98 por cento dos votos para a Câmara da Guarda, que contrastam com os 23,35 por cento conseguidos em 2017, descendo de 5.523 para 4.249 votos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply