Política

Líder centrista na Guarda contra o Bloco Central

Dsc 9005
Escrito por Efigénia Marques

O líder do CDS passou pela Guarda na segunda-feira para contactos com a população. Uma hora depois do previsto, Francisco Rodrigues dos Santos começou com uma visita ao mercado municipal, que estava vazio, e seguiu para o centro da cidade acompanhado pelos candidatos centristas pelo círculo da Guarda, cujo cabeça de lista é João Mário Amaral.
Numa declaração inicial aos jornalistas, o dirigente centrista sublinhou que «só o CDS é o voto certo para garantir uma governação de direita em Portugal, uma vez que os votos do PSD podem vir parar ao bolso de António Costa e até os votos do PS podem servir para entendimentos de bloco central». Esta possibilidade foi, de resto, considerada como o «“elefante na sala”» nestas legislativas, uma vez que sempre esteve implícita a «aproximação» entre PS e PSD, partido que foi «mais colaboração do que oposição». Francisco Rodrigues dos Santos apelou ao voto nos centristas, sustentando que «precisamos de um CDS forte porque nenhum voto no CDS será desperdiçado e servirá para formar a nova maioria de direita que o país precisa».
O dirigente e candidato afastou acordos com o Chega e disse-se disponível
para fazer «uma ponte construtiva, de compromisso», com o PSD, o nosso «parceiro tradicional» do CDS na governação do país. O presidente centrista admitiu que a maioria absoluta do PS será «inalcançável» e ironizou, sugerindo que televisões poderiam criar «um “reality show”, que é “quem quer casar com António Costa”». Sem a presença da grande maioria dos dirigentes da distrital – que não foi tida nem achada na escolha do candidato na Guarda – e rodeado de muitos jovens, o presidente do CDS aproveitou a passagem pela cidade mais alta para divulgar o “Vale Farmácia”, uma proposta que garante o pagamento dos medicamentos aos idosos com mais de 65 anos que tenham baixos rendimentos. «A proposta foi aprovada no Parlamento, mas António Costa recusou avançar e a implementá-la», disse.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply