Política

Jorge Lucas acaba com 24 anos de PSD em Vila Franca das Naves

Photo 2021 10 06 22 38 13
Escrito por Efigénia Marques

Socialista quer apostar na requalificação da Junta de Freguesia, na dinamização do Carnaval e na renovação dos caminhos-de-ferro

Jorge Lucas foi outro protagonista da noite eleitoral de 26 de setembro. O socialista pôs fim ao domínio PSD na União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital com 41,87 por cento dos votos. A Junta era presidida ininterruptamente pelos sociais-democratas há 24 anos.
Apesar de o novo presidente considerar que «todos os candidatos tinham qualidades» para a função, Jorge Lucas acha que o que distinguiu a sua candidatura «foi a maneira como sempre nos integramos aqui, porque ninguém ganha umas eleições destas sozinho, tem que ser uma equipa. E acho que os vilafranquenses votaram mais nas pessoas que conheciam, naquelas que lhes dariam mais confiança», adianta em declarações a O INTERIOR. Na sua opinião, também o facto de «dizer a verdade às pessoas» fez a diferença na escolha dos eleitores, pois, ao longo da campanha, o socialista sempre evidenciou que «as funções de uma Junta são menos do que aquilo que a maioria das pessoas pensam. Às vezes fazem de uma junta um Governo e a junta, às vezes, não tem competências para fazer certas e determinadas obras», sublinha o autarca.
No que toca aos projetos que pensa concretizar nos próximos quatro anos de mandato, Jorge Lucas não promete muito porque «a Junta não tem competências para fazer certas e determinadas obras». Mas existem algumas ações que gostaria de ver concretizadas «quer ao nível do Largo do Mercado, quer a nível da própria reestruturação da Junta de Freguesia, do seu funcionamento, que é por aí que se deve começar porque durante quatro anos não funcionou para as pessoas, e em primeiro lugar devem estar as pessoas», considera. O novo presidente vilafranquense quer também tentar resolver o «grande problema ambiental» que existe na freguesia: «Há algum tempo que a ETAR não consegue satisfazer as necessidades quer da população de Vila Franca das Naves, quer do Feital, e este seria um dos principais projetos a concretizar porque tem custos ambientais, seja a médio ou longo prazo», informa.
A nível económico, Jorge Lucas defende que deveria haver uma aposta nos caminhos-de-ferro «porque Vila Franca das Naves vive muito à base da estação de comboios e poderá beneficiar muito mais com a modernização da Linha da Beira Alta», acrescenta. A cultura é outra aposta do novo presidente da Junta, para quem há «coisas muitos interessantes e que terão de envolver a Câmara e os próprios artistas, que têm vontade. Quero também envolver a comunidade através da renovação do Carnaval, que está um bocadinho esquecido», assume.
A acompanhar o presidente eleito, Paula Pereira deverá ser a nova secretária da junta de freguesia de Vila Franca das Naves e Feital, já Telmo Lopes deverá ser o tesoureiro.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply