Política

João Galamba não se demite do Governo e nega acusações de ex-adjunto

Escrito por Luís Martins

«Tenho todas as condições para participar neste Governo», afirmou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, este sábado na sequência da polémica com o ex-adjunto do seu gabinete relacionada com a TAP.

Frederico Pinheiro, que foi exonerado na semana passada, acusou João Galamba de querer mentir ao Parlamento – acusação refutada «categoricamente» pelo próprio ministro numa conferência de imprensa, onde contou a sua versão dos factos, negando mais uma vez a versão do antigo adjunto.

«A decisão de manter ou não no governo depende da avaliação do próprio e da vontade do primeiro-ministro. Mas factos que acabei de reportar mostram que não se trata de haver versões contraditórias, não há confusão», referiu. «Os factos são claros, cristalinos e demonstram todos os esforços na tentativa reiterada para que tudo fosse recolhido» e enviado à comissão parlamentar de inquérito, acrescentou João Galamba.

Em causa estão as notas tiradas pelo ex-adjunto durante uma reunião entre o grupo parlamentar do PS e a ex-CEO da TAP que, posteriormente, foram partilhadas com o ministro. O gabinete de Galamba preparava-se para responder à comissão de inquérito à TAP «de que não existiam notas da reunião», de acordo com Frederico Pinheiro.

Galamba contraria esta tese e argumenta que foi a sua equipa que insistiu junto Frederico Pinheiro para ter os elementos da tal reunião com Christine Ourmières-Widener, no sentido de «incluir todas as notas e cumprir total e absolutamente com o pedido da comissão de inquérito».

Este sábado, o ministro contou ainda que, já depois da exoneração, Frederico Pinheiro «procurou levar o computador de serviço» do ministério e «recorreu à violência junto à chefe de gabinete e assessora».

Foi já depois de ter levado o computador que a chefe de gabinete deu «o alerta por um furto de portátil do Estado português com informação classificada», com as «autoridades a agirem no cumprimento das suas competências e no quadro da informação transmitida pela chefe de gabinete», explicou João Galamba, que esta sexta-feira esteve na Guarda para uma reunião com o presidente da Câmara, Sérgio Costa.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply