Política

João Galamba demite-se do cargo de ministro das Infraestruturas

Escrito por Luís Martins

João Galamba demitiu-se esta terça-feira do cargo de ministro das Infraestruturas, anunciou a tutela.

O ministro não sobreviveu a mais uma polémica relacionada com a TAP, que resultou no furto de um computador do Ministério das Infraestruturas que um adjunto de Galamba, entretanto demitido, levou para casa com informações confidenciais.

A demissão foi anunciada depois de uma reunião entre António Costa e o Presidente da República que durou quase duas horas, esta tarde. Durante a manhã, o primeiro-ministro já tinha reunido com João Galamba para debater a situação governativa no seguimento do caso.

No comunicado divulgado pelo Ministério das Infraestruturas, o ministro demissionário justifica que «no atual quadro de perceção criado na opinião pública, apresento o meu pedido de demissão em prol da necessária tranquilidade institucional, valores pelos quais sempre pautei o meu comportamento e ação pública enquanto membro do Governo».

«Demito-me apesar de em momento algum ter agido em desconformidade com a lei ou contra o interesse público que sempre promovi e defendi na minha atuação enquanto governante, tal como foi, detalhada e publicamente, reconhecido pelo senhor primeiro-ministro», refere João Galamba, que reitera «todos os factos que apresentei em conferência de imprensa sobre os acontecimentos ocorridos e reafirmo que sempre entreguei à Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP toda a documentação de que dispunha».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply