Política

Jerónimo de Sousa acusa Governo de ceder aos grupos económicos

Pcp: Secretário Geral, Jerónimo De Sousa, Na Xii Assembleia De Organização Regional Do Porto
Escrito por Efigénia Marques

Jerónimo de Sousa veio à Guarda dizer que o empobrecimento da população portuguesa contrasta com o aumento da riqueza acumulada de uma «ínfima minoria», como as petrolíferas e os grandes grupos económicos.
«O empobrecimento da larga maioria da população contrasta com o aumento da riqueza acumulada por uma ínfima minoria. A degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo é a outra face da moeda da acumulação de lucros pelos grupos económicos que dominam a economia nacional», afirmou o secretário-geral do PCP, que participou na sexta-feira na sessão de encerramento da décima Assembleia da Organização Regional da Guarda. Na sua intervenção, o líder comunista desafiou o Governo a dizer «que não, que o PCP não tem razão com a realidade que se vive no país, com grandes dificuldades que se adivinham» para o poder de compra dos portugueses. «É um escândalo que depois vejamos meia dúzia de grupos económicos, meia dúzia de petrolíferas a fazerem fortunas, a amassar fortunas ao segundo, numa demonstração que o capitalismo nunca será a solução para a humanidade», defendeu.
Jerónimo de Sousa falou também na «luta pela defesa das soluções para as regiões» como o interior e a «situação nacional» que o país vive. «Uma situação em que pesam as consequências de décadas de política de direita e a que se acrescentam o aproveitamento da epidemia, da guerra e das sanções pelos grupos económicos para acumularem lucros à custa da degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo», acusou o dirigente, lamentando que o Governo se recuse a adotar «medidas de fixação e controlo de preços e de aumento de salários, reformas e pensões».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply