Política

Isolados vão poder sair de casa no dia 30 apenas para votar

Escrito por Luís Martins

A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, anunciou esta quarta-feira que os eleitores em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde vão poder sair de casa no dia 30 «estritamente para votar» numa hora específica.

Em função desta alteração, as normas do confinamento obrigatório terão de ser mudadas, de modo a permitir esta exceção, que terá de ser feito através de uma resolução de Conselhos de Ministros. «Estão criadas todas as condições para as pessoas votarem seguramente», afirmou a governante na conferência de imprensa convocada para o efeito.

Segundo Francisca Van Dunem, o Governo vai propor o voto dos isolados no final do dia, visto que é o que «melhor acautelaria a segurança de todos». No dia das eleições haverá circuitos próprios, o que irá «minimizar o risco de infeção», acrescentou Graça Fonseca, diretora-geral da Saúde, sublinhando que para os isolados votarem é obrigatório o uso de máscara, distanciamento físico e a obrigatoriedade de seguir o percurso limitado nos locais de voto.

Apesar de ser permitido o voto de isolados, Francisca Van Dunem apelou ao voto antecipado no dia 23, este domingo.

 

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply