Política Região

Eleitos do PS abandonam tomada de posse de João Paulo Sousa em Foz Côa

Fc1

Socialistas contestam instalação da mesa da Assembleia Municipal de Foz Côa

A tomada de posse do novo presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, que decorreu hoje à tarde no auditório do Centro Cultural daquela cidade do distrito da Guarda, ficou marcada pelo abandono dos socialistas da sessão de instalação da mesa da Assembleia.

O PSD ganhou as eleições do passado dia 26 com 51,3 por cento dos votos expressos, depois de uma campanha com alguma controvérsia, mas a tomada de posse que decorreu a partir das 15h00 deste sábado do sucessor de Gustavo Duarte, previa-se tranquila. Porém, e após a instalação do novo executivo liderado por João Paulo Donas Botto Sousa e da tomada de posse do novo presidente da Assembleia Municipal, Filipe Palavra, gerou-se uma altercação sobre a instalação da nova mesa da Assembleia Municipal.

O deputado eleito pelo Partido Socialista Nuno Barreto pediu a palavra para contestar a continuação dos trabalhos, após fazer chegar à mesa uma reclamação onde os socialistas consideravam que a assembleia não estará «constituída» sem a eleição do presidente da Junta de Freguesia de Touça, cujas eleições terão de ser repetidas (novamente) após empate. Gerou-se alguma discussão sobre a instalação da mesa e a possibilidade de continuação dos trabalhos. Perante a estupefação generalizada, e algumas trocas de palavras menos próprias para o momento, o novo presidente da Assembleia Municipal leu então um parecer, da CCDR Norte, que conclui que a eleição de um presidente de junta posteriormente «não constitui óbice para a instalação» da mesa da Assembleia Municipal.

Esta posição foi contestada pelo grupo socialista que de seguida abandonou a sessão. Também os dois vereadores socialistas e os presidentes de junta eleitos pelo PS abandonaram a primeira Assembleia Municipal deste novo mandato.

Filipe Palavra deu continuidade aos trabalhos sob protesto, tendo então sido feita a eleição da nova mesa – com o abandono dos socialistas houve apenas uma lista eleita com 19 do 20 votos possíveis. O novo presidente da Câmara de Foz Côa apresentou os seus compromissos aos fozcoenses afirmando que «trabalharemos para as pessoas». João Paulo Sousa referiu então que, «com orgulho no passado», o seu mandato assentará em quatro eixos  com a ambição de melhorar «as condições de vida das pessoas» e que irá «criar mecanismos para atrair pessoas para este território» que é uma «terra de vanguarda».

O executivo de Vila Nova de Foz Côa é composto por cinco elementos, três eleitos pelo PSD e dois pelo PS.

Sobre o autor

Luís Baptista-Martins

Leave a Reply