Política

Conheça as prioridades dos nossos deputados no Parlamento

Deputados Compressed
Escrito por Efigénia Marques

António Monteirinho (PS) e Gustavo Duarte (PSD) adiantaram a O INTERIOR o que querem fazer neste mandato na Assembleia da República

Os 230 deputados que compõem a Assembleia da República tomaram posse esta terça-feira. A XVª Legislatura começou dois meses depois das legislativas de 30 de janeiro, que o PS venceu com maioria absoluta.
Os socialistas também ganharam no distrito da Guarda, onde elegeram dois deputados (António Monteirinho e Cristina Sousa – a cabeça de lista Ana Mendes Godinho continua como ministra do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade) enquanto o PSD conseguiu um (Gustavo Duarte). António Monteirinho estreia-se como parlamentar em São Bento e nos quatro anos de mandato pretende «cumprir o que foi prometido e defender a nossa região». As suas prioridades são conseguir «mais emprego, melhor economia, melhor saúde, melhor educação e concretizar aqueles projetos que são alavancas para o nosso distrito», acrescenta. O deputado espera integrar uma comissão parlamentar que esteja relacionada com o desenvolvimento regional. «Espero ter essa oportunidade porque por ali passam as medidas que podem introduzir uma evolução em termos económicos para a nossa região», justifica.
António Monteirinho considera que também seria «interessante» fazer parte de uma comissão parlamentar vocacionada para as alterações climáticas: «O importante é fazer parte de uma comissão que tenha diretamente a ver com a nossa região e que possa ter uma voz ativa, interventiva, para proporcionar o desenvolvimento que o distrito da Guarda merece», afirma o ainda líder concelhio do PS. Quanto à disciplina partidária, o estreante considera que, «quando somos eleitos passamos à condição de deputados a nível nacional, portanto não representamos a região, mas sim o país, e assim sendo temos o dever de obediência para com os partidos em determinadas matérias».
No entanto, acrescenta que a sua voz será «sempre incómoda», nos «locais próprios», quando estiver em causa o desenvolvimento da região. «Não vou mentir nem dizer que vou fazer algo de extraordinário, que é ir contra o próprio partido numa situação limite. Estou convencido que, entre todos os deputados, não haverá grandes divergências e grandes diferenças em relação a isso», admite o socialista. Já Gustavo Duarte regressa a uma casa que já conhecia, tendo sido deputado entre 2002 e 2003. «As expectativas são altas para que possa fazer, tal como os outros deputados eleitos pelo distrito, um bom trabalho, para que esta região acompanhe o país no desenvolvimento que todos desejamos», assume.
O social-democrata diz ter perspetivas «positivas» para o mandato e espera contribuir, «juntamente com o Governo, para concretizar aqueles projetos que durante a campanha foram muito badalados no distrito. Irei empenhar-me para que todos se possam concretizar de forma que o distrito da Guarda se desenvolva cada vez mais e melhor». É o caso do Porto Seco, que está «tanto na berra que iremos estar atentos para que a promessa feita pelo Governo e pela candidata Ana Mendes Godinho possa ser uma realidade». Outro projeto importante para a região é a reabertura da linha férrea entre o Pocinho e Barca d’Alva, que «também está na agenda do dia porque a ministra Ana Abrunhosa se comprometeu para seja uma realidade».
Gustavo Duarte pretende também trabalhar para a captação de mais investimento para o interior e contribuir para «uma discriminação positiva» de investidores e empresas no distrito. «Espero que todos os projetos que foram falados na campanha possam ver a luz do dia nesta legislatura», desafia o deputado do PSD.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply