Política

Carlos Chaves Monteiro apresenta lista completa à Câmara da Guarda

4b
Escrito por Efigénia Marques

A saúde e a construção do porto seco foram dois dos temas abordados no discurso do candidato pelo PSD

Carlos Chaves Monteiro foi o segundo candidato à autarquia da Guarda a anunciar a sua lista completa à Câmara. A número dois é Lucília Monteiro, atual vereadora do executivo, Victor Amaral, vice-presidente do município, ocupa o terceiro lugar e Isabel Reis Pereira, engenheira civil, surge na quarta posição. O psicólogo clínico Rui Correia, também coordenador do Centro de Respostas Integradas da Guarda, é quinto.
Da lista constam ainda, por esta ordem, Sílvia Massano (contabilista), Diogo Fonseca (estudante), Joana Malaca (consultora turística), Ana Catarina Robalo (estudante), António David Gonçalves (diretor do Agrupamento de Escolas da Sé). Os candidatos foram revelados no domingo, no Parque Urbano do Rio Diz, numa sessão em que também foi anunciado João Pena como mandatário para a Inclusão Social e Fernando Carvalho Rodrigues como presidente da comissão de honra. Por sua vez, João Prata é recandidato a um terceiro mandato na Junta de Freguesia da Guarda.
Na sua intervenção, Carlos Chaves Monteiro fez questão de referir alguns pontos da sua candidatura e de salientar novamente a construção de um hospital privado na Guarda. O candidato garantiu também que o hospital público não é esquecido: «Porque, ao contrário do que querem fazer pensar, eu também quero um hospital público, mais forte, mais robusto e mais capaz, para fazer face às necessidades dos seus utentes e isso também se faz, complementando a sua atividade com um hospital privado», sustentou. O social-democrata aproveitou também para dizer que lhe «doeu» a visita do primeiro-ministro e líder do PS à Guarda na véspera. «Com que lata é que o Governo e os candidatos do PS vão para o Jardim José de Lemos falar aos guardenses», criticou, aludindo ao caso das vagas para médicos atribuídas à Unidade Local de Saúde.
O ainda presidente da autarquia aproveitou também para falar nas dificuldades que sentiu na Câmara: «Há oito anos enfrentámos o problema financeiro e o problema dos negócios ruinosos da gestão do PS». Carlos Chaves Monteiro falou igualmente no tema do porto seco, dizendo que «connosco, os guardenses sabem que vão ter à frente da Câmara alguém com capacidade para montar e pôr a funcionar um porto seco na Guarda». Já João Prata, candidato à Junta de freguesia da Guarda, agradeceu a confiança de Carlos Chaves Monteiro, declarando que, «contigo, com as nossas equipas, com os nossos projetos e com a população, vamos realmente fazer mais e melhor pela Guarda e, consequentemente, fazer mais e melhor pela nossa freguesia». O presidente recandidato acrescentou que «acreditamos na ambição do projeto como força do trabalho autárquico, mas rejeitamos a ambição tóxica daqueles que se possam apresentar como únicos detentores da verdade».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply