Política

Autarca da Covilhã vai «pugnar» para municípios da Cova da Beira saírem da CIMBSE

Escrito por Luís Martins

Concluídas as eleições autárquicas, o presidente da Câmara da Covilhã considera que é «o momento certo» para que os concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão saiam da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e sejam integrados na CIM da Beira Baixa.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Pereira, reeleito para o terceiro e último mandato, sublinha que «vai pugnar» para que essa desagregação se concretize e que se deve aproveitar o início dos mandatos autárquicos e o período de transição de quadros comunitários de apoio para o fazer.

«Esta minha posição já é pública e conhecida e passa por pugnar para que os municípios da Cova da Beira passem a integrar a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Estamos numa comunidade onde muito estimamos os nossos parceiros, onde muito os consideramos, mas entendemos que – do ponto de vista de identidade, história e homogeneidade territorial – temos tudo e mais a ver com a Beira Baixa e muito menos com a esmagadora maioria dos municípios que compõem a CIMBSE», afirma o edil covilhanense.

Vítor Pereira reitera que que nunca concordou com o mapa escolhido para as comunidades intermunicipais e diz-se confiante de que o processo será acompanhado pelos municípios do Fundão e Belmonte. «É um objetivo legítimo, racional e em defesa dos nossos concidadãos e na defesa dos nossos territórios e a bem da coesão territorial», justifica Vítor Pereira.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply