Política

Assembleia Intermunicipal da CIMBSE adiada após protesto dos eleitos do PS

Cimbse
Escrito por Efigénia Marques

Os deputados do PS na Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) abandonaram, sob protesto, a primeira sessão do novo mandato, que durou cerca de uma hora na passada quarta-feira por não haver quórum.
A reunião estava agendada para o auditório da Casa Municipal da Cultura de Mêda e acabou após a tomada de posse dos novos eleitos presentes, tendo os socialistas protestado junto da mesa por não ter permitido a participação online dos deputados em confinamento por causa da Covid-19. «Há mais de dois dias que informámos o presidente da mesa cessante [o social-democrata Nuno Soares, Manteigas] que tinham de criar um mecanismo que permitisse a quem está em isolamento e confinado poder ser eleito para a nova mesa ou votar», adiantou Cláudio Rebelo a O INTERIOR, acrescentando que 18 dos 20 deputados do PS – dois estavam em confinamento – abandonaram o auditório e levaram ao encerramento dos trabalhos por falta de quórum.
A reunião apenas cumpriu o primeiro ponto da ordem de trabalhos, relativo à tomada de posse dos elementos da Assembleia Intermunicipal da CIMBSE, cabendo agora ao deputado mais bem posicionado na lista do maior município maior – a Covilhã –, e do PS (que é maioritário), convocar nova sessão no prazo de oito dias, de acordo com os estatutos. A situação vai obrigar a Comunidade Intermunicipal a ser gerida em regime «de duodécimos», uma vez que o plano e orçamento da comunidade não foi votado.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply