Política

«As pessoas são uma das prioridades deste mandato»

Dsc 6929
Escrito por Efigénia Marques

Vítor Proença é o novo presidente da Câmara do Sabugal e Manuel Meirinho foi reeleito presidente da Assembleia Municipal.

Vítor Proença tomou posse, na quinta-feira, como presidente da Câmara do Sabugal. O recém-empossado integrava há dois mandatos o executivo municipal, um enquanto vereador e outro como vice-presidente de António Robalo, que atingiu o limite de mandatos e não pôde recandidatar-se.
No discurso de posse, o seu sucessor destacou o trabalho feito pelo antecessor dizendo que «o concelho é devedor para os muitos que serviram com entusiamo e dedicação a causa pública, colocando os interesses do município e da população acima de tudo», como foi o caso do «presidente cessante, António Robalo, que ao longo de três mandatos, conduziu o concelho, deixou a obra feita: um concelho mais desenvolvido, mais progressista, mais solidário, e mais atrativo». Vítor Proença disse ter apresentado ao eleitorado um «programa realista» e assente em três eixos estratégicos. O primeiro é «melhorar a qualidade de vida das pessoas, valorizar e promover os recursos endógenos, e garantir a sustentabilidade e a atratividade do meio ambiente». O segundo diz respeito à «promoção externa do território, assegurando a qualificação do Sabugal como um destino a visitar, propício para viver, para investir e para desfrutar».
O terceiro e último tem diretamente a ver com o estímulo dos agentes económicos, culturais, sociais, desportivos e recreativos «para implementar atividades e iniciativas nas suas áreas de intervenção». O novo edil raiano assume que «governamos para as pessoas e, por isso, essa é uma das prioridades neste mandato, pois temos uma população muito idosa, que necessita de muitos cuidados, de muita atenção». A colocação de fibra ótica (Internet) no concelho é outra das suas prioridades, pois «dificulta muito» o acesso ao teletrabalho e impede a fixação de pessoas nas localidades afetadas.
Além de Vítor Proença, o PSD elegeu Sílvia Nabais, Amadeu Neves e Paulo José da Cruz. Já o PS tem três vereadores, são eles Vítor Cavaleiro, Isabel Lavrador e Pedro Figueiredo. Ainda na sessão, tomaram posse os deputados da Assembleia Municipal e foi eleita a nova mesa deste órgão. Foram apresentadas duas listas, uma do PSD, liderada por Manuel Meirinho, e outra do PS, encabeçada por José Pires Manso, tendo o social-democrata recolhido 37 votos contra 19 do socialista. Houve ainda dois votos brancos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply