Política

Álvaro Amaro desafiado «a ajudar» o PSD a reconquistar Câmara da Guarda

Img 0240
Escrito por Efigénia Marques

Repto ao antigo autarca e atual eurodeputado foi lançado por Carlos Condesso na tomada de posse dos novos órgãos distritais do partido

O PSD «tudo fará para reconquistar» a Câmara da Guarda e conta com Álvaro Amaro para conseguir este objetivo. O repto foi lançado por Carlos Condesso, presidente da comissão política distrital, na tomada de posse da estrutura realizada no passado dia 22 numa cerimónia em que participou o líder do partido Luís Montenegro.
«Nas autarquias de 2021 o PSD recuperou câmaras no distrito e passou a ter a presidência da maioria, mas tivemos um amargo de boca porque não ganhámos a da capital de distrito. E tudo, mas tudo faremos, para voltar a conquistar a Câmara da Guarda, que é a cereja que falta no topo do bolo», afirmou o dirigente, sublinhando que «todos têm de ajudar». E quando diz todos, Carlos Condesso está a contar sobretudo com Álvaro Amaro, presente na assistência, porque «ele sabe como se faz», justificou o antigo chefe de gabinete do então autarca da cidade mais alta. «Então, se ele conseguiu, é possível voltar a conquistar a Câmara da Guarda. Doutor Álvaro Amaro, se o senhor teve a arte e o engenho, ajude, também, a conquistar esta grande capital de distrito que é a cidade da Guarda», desafiou.
Feito o repto e o elogio, o líder distrital do SPD assentou baterias no PS e nos falhanços da governação socialista, a começar pela saúde. «É inadmissível que um cidadão deste distrito esteja 1.500 dias à espera de uma simples consulta para cirurgia em oftalmologia, ortopedia ou cardiologia. Mais grave é que nem sempre a VMER está operacional quando os cidadãos precisam, já não é uma vez, duas ou três», disse. Mas não se ficou por aqui: «Muitos dos nossos cidadãos que necessitam de cuidados de saúde chegam ao hospital da Guarda e são enviados de ambulância para serem tratados noutro hospital. É isso que se passa porque o nosso hospital já não tem médicos suficientes e há especialidades onde há uma carência enorme», afirmou.
Na sua intervenção, o líder reeleito da Distrital social-democrata também questionou o PS nacional e local pelo Arquivo Geral da Administração Pública, o Comando da UEPS [Unidade de Emergência de Proteção e Socorro] da GNR, o Centro de Prevenção Rodoviária, o Parque TIR e o Centro de Turismo avançado, ambos em Vilar Formoso. «Onde é que está o que prometeram a este distrito?”, interrogou, considerando que o PS «é bom na demagogia, a enganar os portugueses, e por isso temos que meter o dedo na ferida e exigir aquilo que prometeram ao distrito».
Luís Montenegro partilhou estas críticas e garantiu que os sociais-democratas vão «ser bons a fazer oposição» para depois serem «muito melhores» a governar o país. «E o país precisa dessa oposição, da exigência, da vigilância e do escrutínio. O PS é muito bom a fazer “Powerpoints”, apresentações, a apresentar decisões mas depois é mau a executar. São muito descansados, mas não lhes vamos dar descanso e alguma coisa vão ter que fazer porque vamos pressioná-los», garantiu o líder social-democrata. Na Guarda, o presidente do PSD aproveitou para anunciar que quer ver consagrado na Constituição Portuguesa o princípio da coesão territorial e a criação do Conselho da Coesão Territorial, uma proposta que está a ser ultimada. No âmbito da revisão constitucional que vai iniciar-se em 2023, os sociais-democratas também querem que os mandatos de deputados por círculo eleitoral sejam calculados não só pelo número de eleitores, mas também pela dimensão territorial dos distritos. «Ou seja, vai ser salvaguardada, além da proporcionalidade, a representatividade dos distritos. Isso fará com que um distrito como o da Guarda não esteja condenado, como está hoje, a ter uma sub-representação, apenas três mandatos, mas qualquer dia serão até menos», justificou.
Carlos Condesso tem os autarcas Rui Ventura (Pinhel) e Vítor Proença (Sabugal) como vice-presidentes, enquanto Carlos Peixoto, ex-líder distrital e antigo deputado, preside à mesa da Assembleia Distrital. Os históricos Jacinto Dias e António Peres de Almeida lideram, respetivamente, o Conselho de Jurisdição Distrital e a Comissão Distrital de Auditoria Financeira. Por sua vez, João Prata, presidente da Junta de Freguesia da Guarda e atual deputado, é o Secretário Distrital.

 

Luís Martins

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply