Vacinação

Escrito por Cátia Reinas

Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Pediatria e a Comissão de Vacinas recomendam a vacinação contra a meningite dos grupos ACWY a crianças e adolescentes a título individual.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) foi atualizado no dia 1 de outubro de 2020 e passou a incluir, no seu esquema vacinal, o alargamento a todas as crianças da vacinação contra doença provocada por Neisseria meningitidis do grupo B, que é dizer a vacina contra a Meningite B, aplicável aos nascidos a partir de 2019.
As crianças que iniciaram a vacinação com prescrição médica podem completar o esquema do PNV até ao dia antes de completarem 5 anos de idade, respeitando o esquema recomendado. Além disso, foi também alargada ao sexo masculino, aos 10 anos de idade, a vacinação contra a infeção causada pelo vírus do Papiloma humano – vacina do HPV. Esta vacina pode ser feita em 2 ou 3 doses, se a idade de início for aos 10 anos ou entre os 15 e 18 anos, respetivamente. Da mesma forma, os rapazes que iniciaram a vacinação com prescrição médica podem completar o esquema do PNV até ao dia antes de fazerem 27 anos de idade.
A vacina contra o rotavírus, responsável por gastroenterites, será também administrada a grupos de risco a partir de dezembro de 2020, ainda a ser definidos pela DGS, e continuará a ser vacina extra ao PNV para as restantes crianças. São comercializadas globalmente duas vacinas contra o rotavírus, dadas oralmente. Estas podem ser administradas simultaneamente com outras vacinas do PNV e devem ser tomadas depois das doze semanas de vida e completadas até aos seis meses.
Por fim, ainda que não abrangida pelo PNV, está disponível a vacinação contra a meningite causada pela Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W e Y. A meningite causada pelo grupo W tem estado a aumentar em vários países, com uma estirpe muito virulenta e com manifestações atípicas e de mortalidade elevada. Ainda que, em Portugal, o número de casos tenha sido muito pequeno, assistimos ao seu crescimento no último ano, em particular nas crianças de baixa idade. Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Pediatria e a Comissão de Vacinas recomendam a vacinação contra a meningite dos grupos ACWY a crianças e adolescentes a título individual.

* Médica Interna da USF “A Ribeirinha”, na Guarda

N.R.: A rubrica mensal “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da USF “A Ribeirinha” e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda.

Sobre o autor

Cátia Reinas

Leave a Reply